Elas são o primeiro elemento decorativo que avistamos ao chegar em nossa casa avisando que estamos no período que antecede o Natal. Na porta que dá para a rua ou para um hall de entrada, as guirlandas dão as boas-vindas à quem chega.

  

Cheias de simbolismos, cores e elementos naturais, as simpáticas argolas enfeitadas começam a ser penduradas nas portas dos lares nesta época do ano.  Além de enfeite clássico de natal, sua antiga história nos revela diversos significados.

Durante a idade média, eram usadas o ano inteiro para afastar maus espíritos. Demorou um tempinho para que o adereço passasse a ser também elemento indispensável do natal cristão.

Em nossa memória afetiva, é possível que os enfeites de natal nos encantem mais que o conteúdo dos pacotes de presentes que ficavam acomodados por semanas debaixo da árvore iluminada na sala. A expectativa de magia era mais forte que o brinquedo novo em si.

E é isso que uma bela guirlanda enfeitando a porta principal de uma casa nos diz até hoje: a expectativa de um lugar aconchegante e envolto no espírito de união e alegria.