Vocês pensaram que iriamos passar sem dedicar tempo às receitas de São João?!

Se preparem...nós preparamos receitas fáceis e práicas para você fazer um Arraiá delicioso.

Queremos destacar aqui como é importante a presença de utensílios e acessórios na hora de cozinhar. Vamos nos preparar juntos para o Arraiá com essas deliciosas receitas?! 

Bolo de milho de caneca

Ingredientes
  • ¼ de xícara (chá) de milho-verde cozido (em lata)
  • ¼ de xícara (chá) de leite de coco
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de óleo
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de fubá mimoso
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • canela em pó a gosto
Modo de Preparo
  1. Antes de abrir, lave e seque a lata de milho. Escorra os grãos numa peneira e reserve. 
  2. No copo do mixer bata o leite de coco, o óleo, o ovo e metade do milho até que os grãos estejam bem triturados. Acrescente o açúcar e bata por mais 1 minuto.
  3. Junte o fubá, o fermento, uma pitada de canela em pó e mexa com um garfo até a massa ficar lisa. Misture o restante dos grãos de milho e divida a massa em 3 canecas grandes - preencha até metade da capacidade, os bolinhos crescem ao assar.
  4. Leve as canecas ao micro-ondas para rodar, em potência alta, por 3 minutos - para verificar se estão assados espete um palito, se sair limpo estão prontos, caso contrário deixe rodar por mais 1 minuto.
  5. Com cuidado para não se queimar, retire as canecas do micro-ondas e sirva os bolinhos ainda quentes (ou mornos) polvilhados com canela em pó a gosto.
No liquificador

Não tem mixer? sem problemas, coloque o leite de coco, o óleo, o ovo, 2 colheres (sopa) do milho e o açúcar no liquidificador e bata bem até ficar liso. Transfira para uma tigela e misture o restante dos ingredientes com um garfo.

Forno Convencional

Se você preferir, pode assar os bolinhos no forno convencional preaquecido a 180 ºC (temperatura média) por 20 minutos.

Pé de Moleque com Laranja

Ingredientes
  • ¼ de xícara (chá) de amendoim descascado torrado sem sal
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • raspas de ½ laranja-baía
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de óleo para untar
Modo de preparo
1. Numa tigela, misture o amendoim, a castanha-de-caju e as raspas de laranja.

2. Com uma folha de papel-toalha, unte com o óleo cerca de 20 cm (de diâmetro) de uma superfície de mármore ou de inox bem limpa.

3. Numa panela média (ou frigideira grande), coloque o açúcar e leve ao fogo médio, até derreter completamente e formar um caramelo uniforme - para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando com uma espátula de silicone.

4. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, misture o amendoim e as sementes e despeje na superfície untada. Caso a mistura endureça antes disso, volte a panela ao fogo apenas para amolecer e aí sim transfira.

5. Deixe esfriar (até endurecer) e retire com uma espátula. Quebre em pedaços com as mãos. Se quiser fazer uma farofa crocante (ou praliné) bata os pedaços no pilão.

6. Conserve em um pote com fechamento hermético. Sirva sozinho ou sobre pudins, tortas, sorvetes e frutas.

Pamonha Caseira

Ingredientes
  • 5 espigas de milho com palha
  • ¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparo
1. Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem.

2. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.

3. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.

4. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.

5. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.

6. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.
Acho que agora falta pouco para nosso arraiá acontecer... Destacamos como os instrumentos da cozinha são impostantes na hora de fazer suas receitas, tenha a qualidades dos nossos produtos na sua cozinha.
Receitas e Imagens:
Panelinha
A Loja Sant'Anna quer te incentivar a ter momentos especiais e aconchegantes com aqueles que vivem com você. 
Conta pra gente como está sendo seu arraiá. As receitas deram certo? Compartilhe e marca a gente no instagram, queremos saber.
Gostou deste post?! Deixe seu comentário. :)